OBRA SUSTENTÁVEL

OBRA SUSTENTÁVEL

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Caixa Econômica Federal constrói primeira agência em steel framing



A Caixa Econômica Federal (CEF) construiu sua primeira agência com sistema steel framing em maio e deve replicar a experiência em 25 das próximas unidades que pretende construir.
O sistema foi empregado na Agência Paranoá (DF) por causa do baixo custo e por ser considerado um modelo sustentável de construção. O edifício tem 700 m² de área útil.
O engenheiro ainda afirma que a rapidez na construção favoreceu a escolha do sistema. A obra, iniciada em março deste ano, durou 60 dias. Os componentes da estrutura chegaram prontos ao canteiro para a montagem sobre a fundação em radier. Para a cobertura, foram utilizadas telhas de aço termoacústicas do tipo sanduíche.
Após a instalação da cobertura, placas cimentícias de 10 mm e placas de OSB (Oriented Stand Board) foram utilizadas para o fechamento do empreendimento. Após essa etapa, foram executadas as vedações internas com drywall, seguidas pelo embutimento das instalações elétricas e hidráulicas e depois pelos acabamentos.
Com sete tipologias projetadas, as próximas agências construídas com o sistema deverão ter áreas entre 100 m² e 700 m².  

Um comentário:

  1. Ricardo Carminatti (ricardocarminatti@yahoo.com.br)9 de agosto de 2011 às 21:59

    Pode ser que com esta e as outras agências que serão construídas em Steel Frame venham de uma vez por todas facilitar o financiamento através da Caixa das casas construídas neste sistema.

    ResponderExcluir