A coordenação de curso e o Centro Acadêmico de Engenharia Civil da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizam a segunda edição da Semana Acadêmica de Engenharia Civil (SAEC) com o tema “Tecnologias Sustentáveis”, no Campus de Palmas. O evento teve inicio na segunda-feira (22), encerra nesta sexta (26) e conta com apoio da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO).De acordo com Felipe Marques, um dos coordenadores, o encontro proporciona um momento de reflexão e socialização de estudantes, professores e empreendedores. “Procuramos complementar o conteúdo das disciplinas com conhecimentos práticos e apresentar a realidade do mercado de trabalho desses futuros engenheiros e criamos um local de convergência do conhecimento teórico com as práticas mais atuais do mercado”, explicou.
Felipe conta ainda que este ano, com a temática Tecnologias Sustentáveis, trouxeram diversos palestrantes e instrutores para transmitir várias inovações que estão conquistando o mercado da construção civil. “Isso é essencial na sociedade moderna, onde o mercado aponta áreas estratégicas para o ensino e a pesquisa científica, o evento traz uma programação com atividades práticas, oferecidas por grandes empresas de engenharia e professores de várias instituições de ensino, muitos palestrantes vieram de fora do Estado, de SP, RJ e PR”, argumentou.
Cerca de 200 pessoas entre estudantes de engenharia civil da UFT e demais Instituições de Ensino Superior de Palmas, professores e empresários da construção civil da microregião participam de palestras, minicursos e mesas redondas de variados temas de interesse atual. Sete salas foram preparadas para apresentação simultânea dos minicursos, possibilitando ao público a participação em atividades tanto pela manhã como à tarde.
Paralelo às palestras e minicursos, foram oferecidas oficinas para manuseio de equipamentos elétricos e carburados, mostra de maquetes e simulados da olimpíada do conhecimento com temas da construção civil. A fim de instruir sobre técnicas de segurança do trabalho, os participantes puderam descer de rapel da biblioteca central da UFT. Também acontece o I Desafio das Pontes de Macarrão com normas e premiação para construção de pontes com até 850 g capazes de vencer um vão de um metro e suportar o máximo de carregamento.
Apoio
A Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO) incentivou o evento por meio do Edital Nº01/2012, que visa destinar parte dos recursos da Fundação para a realização de eventos acadêmicos, culturais, científicos e tecnológicos. Podem concorrer ao auxilio financeiro, alunos e servidores da UFT, Instituto Federal do Tocantins- IFTO, Universidade do Tocantins (Unitins) e ainda membros da comunidade científica que possuam projetos junto à FAPTO. Os eventos devem ser realizados no Estado do Tocantins entre os dias 23 de janeiro a 31 de dezembro de 2012.
OBRA SUSTENTÁVEL
segunda-feira, 29 de outubro de 2012
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
LIGHT STEEL FRAME NO BRASIL
Já faz algum tempo que venho postando a consolidação do sistema no Brasil, acredito eu, que essa é a primeira publicação especifica para o sistema LSF. Já fiz meu pedido, vou postar aqui meus comentários sobre essa publicação assim q receber.
HOTEL POUSADAS DOS GIRASSOIS - PALMAS-TO
A primeira laje ainda em fase de concretagem, já estou com meu cronograma atrasado, a expectativa era para começar essa semana, mas isso não será possivel. A solução para essa caso se fosse possivel, usaria a laje no sistema steeldeck, com certeza já estaria pronta
HYUNDAI - PALMAS
O prazo foi super apertado, tinhamos só 15 dias para deixar pronta a loja no lançamento do HB20, foram 10 dias uteis de trabalho para poder concluir.
quinta-feira, 18 de outubro de 2012
RESIDENCIAL NOVA PALMAS - ENERGIA LIMPA E SUSTENTÁVEL
Com a promessa de reduzir quase a zero as contas de energia elétrica e com o status de “limpa”, a energia solar teve o “sinal verde” da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para começar a ser implantada nas residências brasileiras. Em Palmas as casas do Residencial Nova Palmas será já instalada com a nova modalidade de geração de energia.
Com a instalação nas residências de módulos fotovoltaicos (painéis de captação), a luz do sol é enviada à um inversor e pode ser usada como energia elétrica “normal”, para prover toda a necessidade de uma casa. Mesmo o mais simples sistema de captação produz, pelo menos, 300 kwh/mês, mais que o suficiente para uma casa com quatro pessoas, por exemplo.
“Essa energia que vem do sol é captada, e transformada em energia elétrica. O que for gerado, mas não for usado, é enviado para a rede da concessionária de energia, que pode fazer uso”, O que foi gerado a mais do que for usado na residência vai criar créditos para o consumidor, que pode usar essa energia depois, em até 36 meses.
Com a instalação nas residências de módulos fotovoltaicos (painéis de captação), a luz do sol é enviada à um inversor e pode ser usada como energia elétrica “normal”, para prover toda a necessidade de uma casa. Mesmo o mais simples sistema de captação produz, pelo menos, 300 kwh/mês, mais que o suficiente para uma casa com quatro pessoas, por exemplo.
“Essa energia que vem do sol é captada, e transformada em energia elétrica. O que for gerado, mas não for usado, é enviado para a rede da concessionária de energia, que pode fazer uso”, O que foi gerado a mais do que for usado na residência vai criar créditos para o consumidor, que pode usar essa energia depois, em até 36 meses.
sexta-feira, 12 de outubro de 2012
EXCELENTE VIDEO SOBRE STEELFRAME E MATERIAIS
STEELFRAME - MANAUS TB USANDO O SISTEMA
STEELFRAME - MAIS VIDEOS SOBRE O SISTEMA
Este ano recebi um e-mail do engenheiro André comunicando sua vinda para atuar no Brasil na construção usando o sistema construtivo steelframe - LSF. Estou postando esse video onde mostra tb a realidade do sistema em todos os cantos do mundo.
SIMULAÇÃO ESTRUTURA EM STEELFRAME
Esse projeto está em fase de conclusão, a fachada está ainda em estudo, e a simulação foi feita a partir desta fachada, com a simulação podemos dizer as etapas andar térreo, laje, andar superior e cobertura com 08 montadores da para terminar em 30 dias em condições normais. Ao todo foram 54 paredes a serem montadas, em média cada 02 montadores fazem 33m2 de área por dia.
quarta-feira, 10 de outubro de 2012
segunda-feira, 8 de outubro de 2012
PALMAS - TO UM FUTURO EXEMPLO PARA O BRASIL DE UMA CIDADE PREOCUPADA COM A SUSTENTABILIDADE E ECOLOGICAMENTE CORRETA
Fui para Palmas no ano 2000, e por motivos de saude fiquei por 5 anos fora da cidade, nesses ultimos 05 anos a transformação de Palmas foi incrivel, chegando hj a sua maioridade. No proximo mês ( novembro) começarei a construir 2000 m2 de área , usando o sistema steelframe. Hj tenho uma neta Palmense com 01 ano e 3 meses e como centenas de outros Palmense na mesma idade esperam de Palmas uma cidade exemplo para se viver. Palmas ainda é um canteiro de obras, e pode com certeza ser um exemplo para todo o Brasil com suas obras ecologicamente corretas e com construções sustentáveis, cabe aos nossos novos governantes olharem para isso com carinho, criando incentivos para as empresas do setor, capacitação de mão de obra , novas regras, etc...A 20 anos atrás a Irlanda investiu na capacitação de seus jovens na área de informática, hj a Irlanda é o maior celeiro de profissionais na área. Tenho certeza q com boa vontade de nossos governantes , Palmas no futuro poderá ser um exemplo de uma cidade ecologicamente correta e com construções sustentáveis aos olhos do mundo inteiro
sexta-feira, 5 de outubro de 2012
STEELFRAME - EXCELENTE VIDEOS
STEELFRAME - MANTA ASFÁTICA
O material normalmente utilizado para esse uso é a banda acústica, feita de
material emborrachado, no entanto esse material pode ser substituído por manta
asfáltica sem prejuízos para a construção.
Nas fotos que você viu, a manta sobe cerca de 10cm em cada face do painel.
Essa característica foi utilizada em uma obra realizada para a Petrobras que era
toda revestida em placa cimentícia (interna e externamente). No entanto vi que
esse fato iria causar algumas deformações na hora da instalação do gesso
acartonado, por esse motivo estou retirando a manta que sobe nas faces dos
painéis e deixando somente a parte que fica sob o painel.
A meu ver ele possui duas funções: a primeira é evitar o contato direto do
aço com o piso de concreto para evitar a ocorrência de desgaste no aço que
venham a ocasionar alguns pontos de ferrugem (O aço que utilizamos é
galvanizado, mas deve-se sempre tomar alguns cuidados para evitar o desgaste do
aço e o aparecimento de pontos de ferrugem). A segunda função é evitar o atrito
da estrutura metálica com o piso de concreto que pode gerar ruídos na
construção.
O material normalmente utilizado para esse uso é a banda acústica, feita de
material emborrachado, no entanto esse material pode ser substituído por manta
asfáltica sem prejuízos para a construção.Nas fotos que você viu, a manta sobe cerca de 10cm em cada face do painel. Essa característica foi utilizada em uma obra realizada para a Petrobras que era toda revestida em placa cimentícia (interna e externamente). No entanto vi que esse fato iria causar algumas deformações na hora da instalação do gesso acartonado, por esse motivo estou retirando a manta que sobe nas faces dos painéis e deixando somente a parte que fica sob o painel.
MATERIA : blog Renato Rayol
DESAFIO IJUÍ - VENDAVAL INTACTO
Foi noticia essa semana no jornal Nacional o vendaval q aconteceu aqui em Ijuí, nossas obras ficaram intactas, por incrivel q pareça me ajudou a fechar outra obra, vão ser 450m2 de área construida na laje do 04 andar de um prédio, ( já postado aqui) . Apesar das chuvas estamos perto de concluir, faltando só a cimenticia externa e gesso interno
Assinar:
Postagens (Atom)